Departamento de atendimento inicial

Com o aumento na demanda de compra de serviços e produtos online, os projetos que envolvem criação e execução de campanhas de propaganda e marketing cresceram concomitantemente.

Sendo assim a procura por serviços de agência de publicidade vem numa crescente constante, seja para divulgar campanhas como executar serviços de áudio-visual.

Mas afinal como como é o funcionamento de atendimento de uma agência de publicidade? Trouxemos abaixo essas informações para te deixar a par de tudo.

O profissional que irá fazer o primeiro contato fará a triagem entre o cliente e agência, para em seguida ser coletado o briefing do mesmo.

Nesta etapa é preciso entender a demanda do cliente e informar com clareza sobre a agência, portanto a comunicação é mais descontraída.

Equipe de tráfego

Na maioria das agências este departamento é o responsável por tornar fluído todo processo interno, atuando de forma direta na gestão de projetos e seu cumprimento dentro de um cronograma.

Divisão de tarefas, organização de fluxo e cumprimento de prazos são responsabilidade do profissional de tráfego, portanto um dos principais requisitos para atuar nessa área é organização e equilíbrio emocional para trabalhar sob pressão.

Equipe de planejamento

Setor responsável pela organização de toda informação coletada na etapa inicial para que seja feita a criação da campanha em si.

Uma das ferramentas utilizadas nessa fase é o brainstorming (tempestade de ideias), onde são feitas diversas sugestões de linhas de criação indicadas para atender às expectativas do cliente.

Também são discutidas nesta etapa a definição do orçamento a ser destinado para a campanha.

Departamento de pesquisa

Os profissionais deste setor trabalham em conjunto com o departamento de planejamento, sua principal função é coletar informações sobre o público-alvo e o mercado do cliente.

O profissional de pesquisa precisa ter conhecimento em metodologias de análise de dados, estatística e pesquisa.

Departamento de criação

Equipe responsável por alinhar as informações recebidas no briefing e realizar o projeto final, os profissionais de criação são responsáveis por tornar concreta as ideias discutidas desde o início do processo de atendimento do cliente.

O departamento de criação é composto por pelo menos um redator, diretor de criação e um designer gráfico.

E são diversos os formatos produzidos por eles, o qual exige conhecimento técnico e atualização constante, vejamos quais serviços são executados nesta etapa: identidade da marca, embalagens de produtos, anúncios gráficos e muito mais.

Equipe de redação

Em geral trabalham em parceria com a equipe de criação, aqui estão os redatores responsáveis por criar textos para anúncios e peças publicitárias. O que também inclui o processo de revisão, também efetuado pelo mesmo profissional.

O profissional de redação precisa ter bom conhecimento além da língua portuguesa, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e dominar os formatos de textos para sites, blogs e mídias sociais.

Departamento de mídia

Após o processo de criação e execução é necessário direcionar de forma assertiva onde serão divulgados os serviços e produtos, sendo assim um bom planejamento é essencial para evitar desperdícios de verbas e tempo.